
Jeanne Laverne Carmen nasceu no dia 4 de agosto de 1930, em Paragould, Arkansas. Quando criança colheu algodão antes de fugir de casa aos 13 anos. Adolescente, foi para Nova York onde conseguiu um emprego de dançarina no teatro burlesco. Mais tarde tornou-se modelo, aparecendo em várias revistas masculinas. Em Hollywood conseguiu aparecer em filmes B e com sua boa aparência, cabelos negros e olhos verdes e corpo de violão, logo abriu caminho para o western The Three Outlaws (1956) baseado nos mesmos eventos de Butch Cassidy and the Sundance Kid.
Na Warner Bros. Jeanne Carmen participou do filme de rock and roll e delinquência juvenil Untamed Youth (1957), ao lado de Eddie Cochran, o que inspirou o músico a gravar a cover de Jeannie, Jeannie, Jeannie para ela. Jeanne também apareceu num curta dos Três Patetas fazendo Mary, a namorada de Joe Besser. O curta se notabilizou pelos Patetas fazendo três sets de tri gêmeos.

Em 1998, Jeanne Carmen foi tema de uma biografia de TV chamada "Jeanne Carmen: Queen of the B-Movies", na série E! True Hollywood Story. O programa revelou que Jeanne mantinha "uma perigosa amizade intima com Marilyn Monroe e os Kennedy" e que após a morte de Marilyn, ela foi aconselhada a deixar Chicago pelo gangster Johnny Rosselli que trabalhava para o chefão Sam Giancana. Acreditando que sua vida corria perigo, Jeanne foi para Scottsdale, Arizona, onde permaneceu incógnita por mais de uma década, abandonando os cabelos platinum blonde e tendo três filhos, sem nunca mencionar sua vida em Hollywood. Jeanne Carmen faleceu em 20 de dezembro de 2007.